Os observatórios de políticas públicas surgiram na década de 1990 em diferentes partes do mundo. Foram criados por instituições acadêmicas, governamentais ou da sociedade civil com o objetivo de ampliar o acesso à informação sobre a ação pública e democratizar os processos de elaboração e controle social das políticas públicas. (MORAIS, N. Observatórios de políticas públicas no Brasil – “Quem somos”. Conhecer: debate entre o público e o privado, v. 8, n. 21, 2018).
O Observatório de Estudos e Análises da Política Catarinense é um espaço que pretende ser uma referência na produção e divulgação de informações e conhecimento sobre a política institucional no Estado de Santa Catarina, nos âmbitos estadual e municipal.
Universidade Federal de Santa Catarina
Independentemente de sua natureza, um observatório possui por propósito elementar o de investigar e informar, assim como, de forma comum, monitorar situações problemáticas e analisar temas de interesse público, empregar sistemas de informação e desenvolver espaços pedagógicos para a promoção de reflexões e difusão de conhecimento, em geral, sustentados por trabalhos em rede. (SOARES, L. C.; FERNEDA, E.; PRADO, H. A. Observatórios: um levantamento do estado do conhecimento. Brazilian Journal of Information Science: v. 12, n. 3, 2018).